terça-feira, 4 de junho de 2013

Eu, Pedagoga - Dandara Rodrigues

A escolha dessa profissão se deu através, da minha afinidade com a área ciências humana. A pedagogia despertou minha curiosidade porque é uma ciência social, que tem como principal objetivo a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos através de reflexões e produções de diferentes áreas de conhecimento.
O curso proporcionou um novo entendimento, no qual antes eu achava que a pedagogia se resumia apenas a sala de aula, ao longo do tempo percebi que é uma área ampla que engloba vários cargos exemplos: Um pedagogo pode exercer a liderança do sistema educacional, seja na gestão escolar, coordenação educacional, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode lecionar disciplinas na ausência de professores.
Ser pedagogo é de extrema responsabilidade, porque é uma profissão em que exige uma construção permanente entre teoria e a pratica ou seja transmiti conhecimento levando em consideração as diferenças culturais e sociais,e principalmente a formação dos cidadãos para o convívio em sociedade, contudo o objeto de estudo é a educação que é a ferramenta principal para o desenvolvimento da humanidade. A educação é ainda um dos maiores problemas sociais, que precisa de profissionais conscientes e competentes para que desenvolvam uma área técnica e cientifica da educação, assim terão como finalidade uma educação qualificada, que por sua vez promoverá a solução de outros problemas que se encontram na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário